sábado, 1 de dezembro de 2007

A César o que é de César

Não se pode negar que a internet trouxe consigo uma maior oportunidade de acesso ao texto literário. Todavia, a rede mundial é responsável também pela divulgação de textos incompletos, enxertados, mesclados e adulterados ao bel prazer de quem os publica. Comum também é termos textos de autores desconhecidos atribuídos a poetas consagrados como Drummond, Florbela Espanca e Cecília Meireles, só para citar alguns. Até aí novidade alguma, mas é de doer ver textos piegas ou de auto-ajuda atribuídos à obra pessona, por exemplo. Só quem nunca leu um verso de Fernando Pessoa poderá crer em tal absurdo.
Lê-se por aí nos orkuts, blogs e flogs, como se fosse de Shakespeare, o texto de Veronica Shoffstall, intitulado "Um dia você aprende que..." Qualquer pessoa com mínima leitura shakespeariana sabe que esse autor jamais escreveu textos de auto-ajuda.
Alguns sites especializam-se em investigar e desmentir equívocos, bem como encontrar o verdadeiro autor de textos tidos como anônimos. Um deles é http://www.autordesconhecido.blogger.com.br
Vale a pena a visita!