domingo, 18 de setembro de 2011

Remédio dominical

Passando por este abandonado espaço depois de um reencontro com Angélica, composta por Chico nos anos 70, em parceria com Miltinho (do MPB-4), em tributo à estilista, morta em circunstâncias misteriosas depois de enfrentar o governo militar para encontrar o corpo de seu filho, Stuart Angel, assassinado pela ditadura. Especialmente a versão regravada para o filme Zuzu Angel.

E esse reencontro me transportou a um domingo reflexivo e melancólico em que se costuma repensar a própria vida e nas escolhas que tem sido feitas e em outras que não partiram de escolhas conscientes, mas de circunstâncias...
Daí à frente este dia foi dedicado a tentar entender como é imensurável nossa capacidade de doação sejam lá os motivos que tenhamos.... E como são incalculáveis nossas perdas quando essa doação vem atrelada a um sonho de uma possível contrapartida.
Sem que tenha partido de uma escolha consciente, neste dia meus pensamentos, minha admiraçao, minha comiseração, meu carinho, meu instinto protetor e materno, minha necessidade de encontrar caminhos e respostas e todos os outros sentimentos que moram em mim e que são essencialmente humanos foram involutariamente de uma única pessoa.
Um ser humano de muitos sentimentos e que tive o (des) prazer de conhecer muitos deles... E por isso me cerca uma montanha-russa de emoções que repelem ou atraem de forma quase esquisofrênica...
E isso é intrigante pq nos dois casos só uma vontade me domina: incorporar um tanto essa Angélica do Chico... mas numa ridícula paráfrase eu questionaria não a mulher, mas o homem...
"Quem é esse homem
Que canta sempre esse estribilho?
Quem é esse homem
Que canta sempre esse lamento?
Quem é esse homem
Que canta sempre o mesmo arranjo?"
Com o coração em frangalhos e completa impotência... volta a Angélica com a única coisa que realmente desejei neste dia:
"Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar
Só queria lembrar o tormento
Que fez o meu filho suspirar
Só queria agasalhar meu anjo
E deixar seu corpo descansar
Queria cantar por meu menino
Que ele já não pode mais cantar"

Indiferentes a toda essa escuridão, muitos seguem e julgam ser a omissão o tão cobiçado caminho da felicidade.